quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Enfim 2010 ...



Queridas amigas, boa noite. Acho que hoje já me sinto melhor para contar tudo que aconteceu comigo e minha família neste final de ano. Como já havia falado antes fui para Angra dos Reis passar as festas de fim de ano com minha mãe e minha outra filha que mora lá.Tudo era festa mas algumas coisinhas estavam acontecendo e a gente não percebia. Antes de ir um caminhão bateu no meu carro e fez um buraco na lateral. Eu viajei no carro da minha filha, apertadinha, com dois cães e as meninas, minhas netas. Eu tinha que ir de qualquer jeito pois teria que cozinhar a ceia de Natal e era o niver de Maria Eduarda, minha neta, que completava 18 anos. Meu marido ficou no RJ para ver o que seria feito no nosso carro. Foi tudo resolvido e ele pode passar o Natal conosco. Tudo foi muito bem.  No dia 31, a tarde, fomos a praia, estava nublado mas muito quente. Fomos só nós dois. Ficamos lá jogando baralho e apreciando as pessoas na agua se divertindo.Vimos uma formação no céu como se fosse um ciclone extra tropical mas, como a gente não entende disso nem lembramos de fotografar. Continuamos jogando mas em determinada hora tivemos que parar porque a chuva e o vento aumentaram e tudo voava.
Da encosta ( em Angra tudo é encosta) descia muita àgua, era como uma cachoeira mas, a gente até estava achando normal.
Em casa tudo transcorreu normalmente. E chovia... O tempo passou, fizemos todos os preparativos para o Reveillon ... e chovia... brindamos, todos muito felizes por estarmos reunidos,... e chovia...
À meia noite fomos a praia, que é dentro do condomínio, ver a queima de fogos... que não teve por causa da chuva que já estava muito forte. Os fogos explodiam na areia e estavam ameaçando as pessoas. Foi aí que a coisa piorou. A chuva começou a aumentar de tal forma que parecia que seria o fim do mundo. Mas , sabe como é, a gente tava feliz demais para achar que estaria por vir uma coisa daquelas. Fizemos nossa festa, brincamos muito. Eu e meu marido, minha mãe , as crianças e os dois genros foram dormir. Márcia e Esther, minhas filhas, ficaram acordadas e foram elas que viram tudo.
Às três horas elas nos chamaram porque a àgua começou a subir muito rápido. Só que a gente pensava que era àgua mas o que estava acontecendo era muito pior. A rodovia Rio-Santos, que passa atraz do condominio estava caindo e foi levando com ela tudo que estava no seu caminho. Fomos acordados bruscamente, sem acreditar no que acontecia, e, desde aí, foi só tristeza. Se cinco horas antes estavamos rindo e brincando agora era hora de ver o que poderia ser feito pelas outras pessoas. Sabe aquele lance de vc estar sonada, pq bebeu um pouco a mais e se ver acordada repentinamente, e ficar achando que ainda esta dormindo? Pois era assim que a gente estava. Já eram quatro da manhã, os carros boiando e a agua subindo. Mas não era agua. O barro que estava embaixo ia solidificando tudo, como vcs podem ver nas fotos do G1 e do R7. è só acessar Condominio Praia do Jardim II, ou bairro Marinas que vão ver tudo que aconteceu. São fotos enviadas por moradores do local. 
   Amigas, sei que o que passei não é um décimo do que as outras pessoas passaram mas eu não podia deixar de dar aqui o meu depoimento. Esqueci tudo que aprendi de portugues , acento , pontuação, concordância ... mas é muito forte ainda na minha cabeça, sei que vcs vão entender.
No sabado, dia 2, tivemos que voltar pro Rio às pressas pq a rodovia poderia cair e nos deixar ilhados, pq antes disso tudo nada funcionava. Nem tel., nextel, internet, ...nada.

Graças a deus, conseguimos passar. Hoje, 06 de janeiro, é aniversário da cidade de Angra dos Reis, minha filha já conseguiu uma nova casa para morar. Estamos aguardando para ver quando minha mãe pode voltar para lá, já que ela gosta tanto da cidade. E a pergunta que não quer calar... como fica a situação dos proprietarios... que pagaram tão caro  para ter seu cantinho? ... Mas isso já será uma outra estória... ou história? ... depende do prefeito, rsrsrs.
Ás amigas  Márcia Quadrado, Margaret, Cristina , Keyla, muito obrigada por suas palavras.
 Um beijo doce de Kika

2 comentários:

  1. Nossa só de imaginar já me dá um arrepio,imagino o que deve ter sido,mas só imagino,passar é que é fogo!
    Acho que é igual a assalto só sabe quem passa.

    Beijos amiga e fique bem

    ResponderExcluir
  2. Kika , minha querida amiga, avalio o que vc passou , sempre morei próximo de praia , ainda tenho familia lá,mamãe, meus filhos e netos, mas vou te contar , ninguem calcula a força da água, sofri muitas enchentes , tempestade de areia e outros...mas Graças , não perdemos a Fé no nosso Pai Criador.Ele nós envolve e nós acalenta na hora que mais precisamos.Voce é muito forte mulher, parabens pela força de fé.Passe no meu blog faço questão que participe da promoção..bjos querida .

    ResponderExcluir

Oi, amigas, apareçam sempre que quiserem. Terei prazer em responder aos seus comentários. Aceito críticas e sugestões. Fiquem à vontade.
Sejam bem vindas.